5 formas de combater o aquecimento global

Não é mais nenhuma novidade que o aquecimento global se torna mais intenso a cada dia. Problemas climáticos vêm ocorrendo ainda com mais frequência, causando tragédias sem tamanho.

O exemplo mais recente aqui no Brasil foi a catástrofe do Rio Grande do Sul, onde uma grande inundação acabou tirando a vida de várias pessoas e ainda destruiu várias cidades. Locais estes que hoje passam por um período de reconstrução.

Porém, infelizmente as inundações não são os únicos problemas provindos da elevação da temperatura média da Terra. Os gases de efeito estufa, oriundos de atividades humanas, contaminam o ar e causam o risco de doenças cardiorrespiratórias. E ainda, o lixo gerado e depositado de maneira inadequada, além de poluir o solo através do seu chorume, traz consigo a possibilidade de transmissão de doenças para as pessoas das proximidades. Estes foram somente alguns simples exemplos.

formas de combater o aquecimento global

Enfim, trago abaixo 5 formas de contribuir com a planeta para consequentemente conseguirmos reduzir o impacto causado no aumento das temperaturas. Inclusive, entenda que a conscientização é o fator chave para que estas ações se tornem realidade. Pois é o conjunto, a sociedade como um todo, que fará toda a diferença e nos trará resultados.

1. Em casa

Como todos os seres humanos têm a responsabilidade de fazer a sua parte no que diz respeito ao cuidado para com o planeta, logicamente estas ações devem se iniciar em casa. E existem diversas maneiras de se fazer esta cooperação. Segue alguns exemplos:

  • Economizar água;
  • Economizar energia;
  • Fazer a separação do lixo (coleta seletiva);
  • Diminuir ou erradicar a utilização do papel;
  • Etc.

Colocando essas atividades em prática, já faríamos uma grande contribuição para o mundo. Entretanto, também entendemos o quão difícil é estarmos todos conectados cooperando em prol do assunto. Caso queira ser um dos colaboradores, clique aqui e aprenda detalhadamente a como realizar essas tarefas em sua própria residência. Ao transformar isso num hábito, elas farão parte da sua rotina e não serão mais um esforço.

2. No trabalho

Dentro deste tópico, estão as pessoas que desejam avançar um pouco mais quando falamos em cooperação. Diferentemente do trabalho realizado em casa, que pode ser feito por todos, no trabalho é necessário pensar em formas de tornar as atividades o mais sustentável possível.

Dessa forma, posso dar um exemplo próprio com relação ao meu trabalho. Como engenheiro civil e grande apoiador destas ações, busco ao máximo não utilizar o papel aqui no escritório. Sendo assim, para fazer minhas anotações acabo utilizado uma lousa ou o quadro branco. Ou até mesmo os aparelhos eletrônicos, tendo em vista que o celular é uma das principais ferramentas de trabalho atualmente.

Todavia, em alguns casos sou obrigado a fazer uso do material, pois como trabalho com a elaboração de projetos, de alguma forma estas emissões irão acontecer. Sem contar que documentos solicitados na prefeitura da cidade devem ser entregues impressos.

Então, para compensar toda essa emissão, decidi fazer o plantio de algumas mudas de árvores todo final de mês. Assim, farei minha parte no que diz respeito ao impacto ambiental gerado dentro do trabalho.

Contudo, independentemente se você possui um negócio próprio ou presta serviços para outras pessoas, pense em formas de colaborar. E não tem problema nenhum em realizar coisas simplórias, o problema é não fazermos nada.

3. No dia a dia

Aqui, podemos considerar atividades simples e que com certeza as pessoas já têm conhecimento de sua importância, como:

  • Não jogar lixo na rua, e isso inclui rios e quaisquer locais externos. Inclusive, fazer a recolha também é essencial, e se as pessoas te verem exercendo tal proeza, isso certamente trará inspiração e as influenciarão a fazer o mesmo.
  • Utilizar transporte público. E calma! Eu sei que isso não é tão simples, muito menos confortável, principalmente para quem já andou bastante em ônibus lotados. Só estou querendo dizer que isso é uma forma de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. Portanto, quando possível, opte pelo transporte coletivo ao invés do próprio.
4. Com ações sustentáveis

Assim como a pessoa que se preocupa em obter soluções para reduzir o impacto gerado no trabalho, a pessoa que se dedica a realizar algumas ações sustentáveis também está num nível de consciência mais elevado. Dentre as possibilidades, ela pode:

  • Também fazer o plantio de árvores, ou somente cuidar das que estão próximas a ela. Tenho certeza de que isso não irá lhe custar 15 minutos do seu dia.
  • Buscar utilizar somente produtos recicláveis. Isso irá influenciar na redução do consumo de água e energia durante a fabricação de outros materiais. Além da diminuição dos gases gerados nestes processos.
5. Disseminando o conhecimento

Contudo, além de todas as práticas comentadas nesta matéria, saliento a importância de conscientizar o próximo a fazer o mesmo. Por mais que uma pessoa tenha a capacidade de inspirar os demais, sabemos que precisamos do “poder” da sociedade para conseguir obter grandes resultados.

Fique à vontade para consumir outros conteúdos do site. Além disso, deixo-me à disposição para esclarecer suas dúvidas sobre o tema através do e-mail ou das minhas redes sociais.

 

LEIA TAMBÉM: Instalações e dicas sustentáveis para sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima