Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Primeiramente, com a intenção de dar continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio que ocorreu de 2000 a 2015, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Aliás, ao final de 2015 na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), 193 países membros da ONU definiram metas, no qual o intuito é alcançá-las até 2030. Por isso, deu-se o nome de “Agenda 2030”. Entretanto, a mesma só foi implementada de fato em janeiro de 2016.

Em suma, os ODS consistem em 17 objetivos com 169 metas que estão interconectados. Bem como, podemos dizer que eles se baseiam em 4 pilares principais que estão relacionados às questões ambientais, sociais, econômicas e institucionais. Do mesmo modo, conseguindo “equilibrar” adequadamente todos estes pontos, estaremos mais próximos do cumprimento da Agenda.

Abaixo, trago a lista dos ODS com suas descrições, segundo a ONU.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1. Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7. Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8. Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9. Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Objetivos de desenvolvimento sustentável.

10. Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11. Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16. Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Considerações finais

Sobretudo, com uma análise feita em relação ao cumprimento destas metas no Brasil, podemos ver ações já executadas em prol da Agenda. Porém, a estrada ainda é longa e os objetivos são bem ousados, além de faltar poucos anos para se atingir o prazo estimado inicialmente.

Ainda mais, vale salientar que este compromisso não é somente dos órgãos competentes, a sociedade como um todo precisa agir e também cobrar os municípios e governos quando lhe for conveniente. Em outras palavras, conseguiremos acelerar o processo e estar mais próximos do principal propósito.

Todavia, caso tenha interesse em acompanhar a evolução do Brasil para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, clique no link do gov.br para ser encaminhado ao site. Afinal, lá dentro você terá as informações referentes à cada objetivo, inclusive ao que já foi elaborado.

Contudo, usando como exemplo o 1º objetivo, que está relacionado com a erradicação da pobreza, dos 14 indicadores totais, 7 foram concluídos até a data desta publicação. Portanto, fique atento ao progresso, mas seja um dos colaboradores que influenciarão nos resultados.

 

LEIA TAMBÉM: Pequenas ações sustentáveis, tudo se inicia em casa.

1 comentário em “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”

  1. Pingback: ESG: origem, conceito e formas de aplicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima