Infelizmente, os problemas ambientais ainda têm sido muito frequentes em nosso cotidiano. E o pior de tudo, é que nós seres humanos somos os principais causadores. Entretanto, olhando por este lado, a boa notícia é que se conseguirmos mudar nossos hábitos, poderemos evoluir de forma rápida. Porém, isso também não significa que esse problema será resolvido facilmente.
Contudo, devido a falta de consciência tanto dos cidadãos quanto dos atuais governantes (logicamente não todos, mas uma boa parte deles), estão ocorrendo diversos fatores que não atuam em prol do meio ambiente e consequentemente prejudica a sustentabilidade. Com isso, quero dizer que todos temos responsabilidades em relação ao tema, e podemos juntos fazer a diferença desde que tomemos as ações corretas.
Além disso, esta é a nossa principal função. O Planeta Eficiente tem como objetivo orientar e conscientizar a todos a respeito da sustentabilidade e do quanto contribuiremos para as futuras gerações desde que façamos nossa parte neste momento. Com tudo isso, logo abaixo, falaremos dos principais problemas ambientais ocorrentes no Brasil e no mundo.
Desmatamento
De uma maneira geral, as árvores são responsáveis pela purificação do ar. Em resumo, elas absorvem o gás carbônico, que é um dos principais gases de efeito estufa (GEE), se não o maior, e liberam oxigênio. Dito isso, entendemos a importância das mesmas para os seres vivos.
Além disso, elas, que são consideradas como um recurso natural de grande importância, são também utilizadas para diversos fins, seja para construções em geral ou para transformá-la num outro produto, como por exemplo o papel.
Muito falamos sobre a questão do desmatamento e os problemas ocorridos por este motivo. Porém, logicamente também entendemos sobre a importância desse recurso dentro da sociedade. Dessa forma, o ideal é fazer uso deste recurso sem que haja o risco de extingui-lo ou torná-lo muito pequeno. E é desse cuidado que precisamos, governo e cidadãos conscientes e exercendo atitudes sustentáveis em prol da eficiência do nosso planeta.
Queimadas
As queimadas, além de ocasionarem os mesmos problemas oriundos do desmatamento, ainda por cima poluem o ar atmosférico. E as desvantagens não param por aí, também existe o risco para povoados ou moradias próximas. E ainda, também oferece risco de vida a todos os animais que ali habitam.
Normalmente, elas ocorrem para que determinada pessoa possa utilizar essa área em específico para um determinado fim. Pode ser para pastos, construções, etc. Nesse tipo de situação, o mais correto, ambientalmente falando, seria o proprietário avaliar essa área para ter certeza se de fato o local precisa ser desmatado. Caso sim, busque fazer a compensação, que consiste no replantio de mudas num local apropriado. Esta é a consciência que precisamos ter, além de influenciar o maior número de pessoas possível.
Poluição
Água
Podemos começar falando a respeito da quantidade de doenças transmitidas pela água contaminada. Como exemplo, podemos citar disenteria, cólera, febre tifoide e poliomielite. Vale lembrar que os principais poluentes da água incluem bactérias, parasitas, fosfatos, fertilizantes, plásticos, resíduos fecais, etc. Inclusive, não necessariamente a água precisa estar tingida para estar contaminada, a poluição pode ser invisível aos olhos.
Contudo, o principal agente causador precede de atividades humanas, infelizmente.
Solo
Outro fator cujo motivo se origina das ações humanas. Normalmente, ocorre quando há o contato de diversos tipos de resíduos com o solo, ou até mesmo líquidos, efluentes e produtos químicos. Sem contar os resíduos superficiais que com sua decomposição, se transformam em chorume e infiltram no solo podendo atingir o lençol freático.
Ar
A contaminação do ar geralmente ocorre pela queima de combustíveis fósseis, mas no geral, acontece através da execução de qualquer atividade que possa gerar a emissão dos gases de efeito estufa, e as queimadas são um exemplo. Ainda mais que existe a preocupação relativa ao aumento da temperatura média da Terra, que contribui diretamente para o aquecimento global e outros fenômenos naturais, o que coloca vidas em risco.
Deposição incorreta de resíduos
Lamentavelmente, em algumas cidades do país ainda há o funcionamento de lixões à céu aberto. Esta é a pior forma de deposição de resíduos, pois a decomposição desse material pode contaminar diretamente as águas (lençol freático ou rios e lagos nas proximidades), o ar com a emissão de metano e o próprio solo.
Contudo, vale ressaltar que temos uma matéria falando somente sobre as formas de deposição de resíduos. Clique nesse link para ter acesso ao conteúdo. Inclusive, aproveite para conferir os demais conteúdos presentes em nosso site.