O intuito de trazer este conteúdo relativo as ações sustentáveis na construção civil, é fazer com que ele sirva de complemento para uma outra matéria postada aqui no Planeta Eficiente, chamada “Instalações e dicas sustentáveis para sua obra”.
Entretanto, no assunto presente, daremos prioridade às ações que podem ser executadas antes e durante a fase de construção, independente do tipo de obra, seja ela residencial, comercial, industrial, etc.
Ações sustentáveis que antecedem a construção
Elaboração de projetos
Inicialmente, é essencial ressaltarmos sobre as ações que antecedem a construção, que farão toda a diferença na fase executiva. Um dos principais contribuintes e que talvez seja o fator mais importante é a elaboração dos projetos, contemplando a arquitetura e os complementares, no mínimo.
A arquitetura (ou arquitetônico), é considerado o principal projeto, o desenho base ou padrão. É ela quem define a estética da obra em si, assim como distribuição dos ambientes, materiais empregados, níveis e desníveis, dentre diversas outras informações. Já a respeito dos projetos complementares, podemos citar como exemplo o projeto de estruturas, o elétrico e o hidrossanitário, que são essenciais para o bom funcionamento da edificação. Dessa forma, não se engane ao pensar que a elaboração deste combo não é necessária, pois se caso um destes itens seja mal executado, o proprietário poderá arcar com um grande número de manutenções em pequenos períodos de tempo. E logicamente, para tudo há um custo. Vale lembrar também que existem diversos outros tipos de projetos, que serão importantes a depender do tipo de obra a ser executada.
Contudo, qual o benefício da elaboração dos projetos em prol da sustentabilidade? É simples! Uma das suas principais funções é evitar desperdícios, pois com os desenhos em mãos, sabemos exatamente o que deve ser feito e posteriormente podemos calcular os quantitativos necessários. Com isso, conseguiremos desconto exercendo a compra em grandes volumes e ainda reduziremos o desperdício.
Portanto, isto impacta diretamente no processo de fabricação dos materiais. Se você consome somente o suficiente, significa que se todos fizerem o mesmo, a quantidade total de materiais gerados reduzirá drasticamente. Consequentemente, diminuiremos também a quantidade de recursos naturais empregados na geração destes mesmos materiais. Conseguiu pegar a lógica?
Planejamento
Outro fator que antecede a construção e que possui demasiada importância é o processo de planejamento. Que consiste basicamente na definição de todos os processos, separando-os em pequenas partes e definido o prazo de execução para todos eles.
Ao adicionar também o custo para todas estas etapas, transformamos este planejamento num cronograma físico-financeiro, documento de grande valia em qualquer fase construtiva.
Portanto, planejar influencia diretamente na produtividade dos colaboradores. E por consequência, se diminui o tempo de trabalho, diminui também a quantidade de recursos utilizados durante o processo. Como exemplo, podemos citar água e energia, que falaremos um pouco mais a seguir.
Ações sustentáveis durante a construção
Evitar a utilização de papel
Até os dias de hoje ainda é muito comum o uso de papel para leitura de projetos nas obras. Porém, no formato digital, além de nos fazer economizar com impressões, ainda nos traz produtividade. Isso porque teremos todos os desenhos num único dispositivo, de forma organizada. Diferentemente dos papéis, onde a quantidade pode ser demasiada e fáceis de serem perdidos. Um simples tablet resolve tudo isso e ainda poder ser utilizado em outras construções.
Economizar água e energia
Isto nós podemos e devemos exercer em todos os lugares. Inclusive, tudo se inicia em casa. Leia também este link para estar por dentro das ações sustentáveis que você pode realizar em sua residência. Para a obra, iremos considerar os mesmos princípios, ou a maioria.
Aproveitar ao máximo os materiais disponíveis
Nem sempre os materiais se tornam inutilizáveis após o primeiro uso, logicamente, isso também depende da qualidade do mesmo. No entanto, após a primeira utilização, cabe ao profissional responsável avaliar o estado em que o material se encontra, para posteriormente definir se ele ainda poderá ser útil.
Ou seja, quanto melhor o reaproveitamento, menor o consumo e o desperdício, além de majorar a economia. Sem contar que é possível armazenar e usar em outros locais.
Reaproveitamento de resíduos
Atualmente, já existem formas de reaproveitamento do entulho de obra. Uma delas consiste em tratar o material e adicioná-lo ao concreto encaminhado para a obra. Ele servirá como um agregado.
Separação do lixo
Assim como deve ser feito em casa, também é necessário fazer a correta separação do lixo na obra. Clique no link acima para ser encaminhado para a matéria.
Conclusão
Portanto, para que tudo que mencionamos funcione de maneira adequada, será necessário que a equipe e os colaboradores estejam bem alinhados com o objetivo. Dessa forma, o gestor deverá orientá-los devidamente todos os dias. Além disso, este profissional deverá estar sempre atento para que estas ações estejam sendo bem exercidas, até que tudo flua automaticamente, se tornando um hábito.