Biodiversidade: conceito, importância e ameaças

Dentre os fatores que podem ser considerados cruciais para a existência e para o bem-estar do nosso planeta, a biodiversidade é a ou uma das mais importantes. Também conhecida como diversidade biológica, a mesma tem grande influência na vida dos seres humanos. Aliás, para a existência de todos os seres vivos, e nesta matéria traremos diversos motivos.

biodiversidade: conceito, importância e ameaças

Conceito

Em termos simples, biodiversidade significa a variedade de seres vivos na Terra, onde podemos nos incluir e também considerar as plantas, fungos, animais, microrganismos e seus respectivos ecossistemas onde habitam. Lembrando que, o conceito de ecossistema é definido a partir de um grupo de seres vivos e o local onde os mesmos vivem. Como exemplo, no Brasil, temos a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, onde infelizmente eles vêm sofrendo queimadas, poluições e são demasiadamente utilizados para a obtenção de recursos, sem a devida cautela, para que possam perdurar ao longo dos anos.

Importância

Assim como é dito pela Organização das Nações Unidas (ONU), a biodiversidade está diretamente ligada à nossa sobrevivência, pois o ar que respiramos, a água e os alimentos que consumimos, a energia que utilizamos (independente do seu tipo), além dos materiais ou recursos que necessitamos durante nossa vida, todos estes fatores são frutos da interação desta biodiversidade. Dessa forma, fica fácil entender o quanto a mesma é essencial para a existência do planeta.

Sendo assim, podemos citar alguns exemplos que corroboram com estas afirmações:

  • Sem as plantas, teríamos a quantidade de oxigênio diminuída na atmosfera. Embora existam outros contribuintes para esta geração, como por exemplo os microrganismos fotossintéticos.
  • Sem os fungos, não teríamos a decomposição e a posterior reciclagem das matérias.
  • Sem os animais, perderíamos uma vasta fonte de proteínas. Sem falar que outros desempenham papéis importantes em nossas vidas, como por exemplo os cães e os cavalos. Além do mais, as abelhas, os morcegos e algumas aves são essenciais para a polinização e posteriormente para o controle de pragas. E ainda, predadores naturais são responsáveis pelo controle das populações de outras espécies, consequentemente fortalecendo o equilíbrio ecológico.

Estes foram somente alguns dos exemplos de uma vasta lista de possibilidades, que de alguma forma afetaria diretamente a sociedade. Portanto, cabe a nós termos esta devida conscientização no cuidado para com a biodiversidade, para que possamos fazer este controle.

Ameaças

Podemos destacar que a principal ameaça para a biodiversidade são as más condutas humanas. Estas ações influenciam diretamente e afetam este equilíbrio. Dentre os exemplos, podemos citar:

  • Queimadas: ato que ocasiona a perda das vegetações e ainda gera grande quantidade de gás carbônico na atmosfera, um dos gases de efeito estufa que mais influenciam as alterações climáticas.
  • Desmatamentos: consiste na diminuição de um dos recursos naturais que o Brasil possui em abundância. Nesse caso, o problema ocorre quando as retiradas são feitas e posteriormente não acontece o replantio. O ideal seria utilizarmos somente madeiras de reflorestamento, mas sabemos que as coisas não são bem assim.
  • Poluições: aqui, o número de pessoas que “causam” este ato, é maior. Porque qualquer um pode poluir, independentemente do grau de intensidade. De toda forma, os maiores culpados normalmente são as indústrias que despejam efluentes em rios e mares, queimam combustíveis fósseis, etc. Os meios de transportes também são outro exemplo que geram bastante impacto.
  • Exploração exagerada de recursos em geral: além do desmatamento e a queima de combustíveis, podemos citar o consumo exacerbado de água e energia, inclusive desperdícios.
  • Mudanças climáticas: já este, é consequência de todos os anteriores. Dessa forma, afetando diretamente na biodiversidade.
Conclusão

Podemos então concluir que a saúde e o bem-estar da sociedade e de todo o planeta, está nas mãos dos próprios indivíduos. No qual, para que isso aconteça, eles devem primeiramente se conscientizar a respeito do tema, em seguida agir dentro dos conformes, e depois passar adiantes tais informações. Todavia, seu entorno precisa adquirir tais entendimentos para poder também exercer suas ações sustentáveis, e por conseguinte termos um planeta mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima