Devido à falta de informação e consciência da importância do tema, as pessoas acabam ignorando as alternativas existentes para cuidarmos do nosso planeta. Dessa forma, nossa biodiversidade e todos os ecossistemas acabam sofrendo um grande impacto.
Florestas são desmatadas ou queimadas, rios são poluídos, a emissão de gases de efeito estufa é demasiada. Todos estes são apenas alguns fatores que contribuem para os problemas que ocasionam a elevação da temperatura média da Terra.
Entretanto, existem diversas maneiras de vencermos esta batalha, basta conscientizarmos as pessoas e fazê-las tomarem simples ações. Abaixo, listei 8 formas de contribuirmos com o planeta.
Economize energia
Atualmente, uma das principais formas de geração de energia é através das hidrelétricas. Este método causa um impacto negativo ao meio ambiente pelo fato de gerar gases como o metano, o dióxido de carbono (gás carbônico) e o óxido nitroso. Tudo isso, através da decomposição da vegetação submersa. Desse modo, entendemos o motivo do racionamento deste recurso e saliento a importância da utilização de recursos renováveis para a geração de energia elétrica.
Contudo, trago algumas dicas básicas a respeito do cuidado diário que devemos ter para com este fator:
- Ascender lâmpadas somente quando necessário e apagá-las ao sair;
- Retirar aparelhos eletrônicos da tomada quando não utilizados;
- Configurar a potência e o tempo de uso do ar-condicionado;
- Utilizar o chuveiro elétrico somente em períodos frios.
Não desperdice água
De toda a água existente no planeta, somente 3% é doce. Desse número, 2% estão presentes nas geleiras e apenas 1% está disponível para o consumo. Inclusive, esse valor é relativo às águas de rios, lagos e as subterrâneas.
Devido a estes fatores, entendemos a importância do racionamento para que este recurso perdure. Portanto, a melhor ou uma das principais maneiras de contribuir está interligada com as condutas da sociedade no seu dia a dia. Abaixo, trago algumas dicas de como isto pode ser feito:
- Evite banhos longos;
- Torneiras ligadas somente quando realmente necessário, seja ao escovar os dentes, seja durante a lavagem de louças.
- Aderir o uso de baldes para a lavagem de carros, pisos internos e externos.
- Utilizar regador para a molhagem de jardins e plantas.
- Para a molhagem de gramas, é mais prático usar a mangueira. No entanto, fique atento à quantidade de água utilizada para não ultrapassar o suficiente.
Separe e recicle
Outro fator de grande influência diz respeito a forma como separamos e enviamos o lixo para o seu local de deposição. Devemos fazer a separação considerando os três tipos básicos, que são os orgânicos, os recicláveis e os rejeitos.
Além do mais, é fundamental que seja feita uma “lavagem primária” desses materiais antes de levá-los para a lixeira, exceto os orgânicos.
Outra dica primordial, é isolar materiais pontiagudos, que podem de alguma forma lesionar as pessoas que irão manusear estes materiais posteriormente. Dois exemplos são os pedaços de cerâmica e os cacos de vidro.
Clique aqui para ler nossa matéria completa onde explicamos como fazer essa separação na sua própria casa.
Use produtos recicláveis
Como haverá a possibilidade de reutilizar estes materiais, isso diminui a necessidade de fabricação de outros produtos. Consequentemente, reduz o gasto com energia, água, até mesmo o impacto ambiental gerado durante estes processos.
Portanto, sempre dê prioridade ao que é ou o que pode ser reciclado. Assim, você estará cooperando em prol da Terra.
Reutilize ou abdique o papel
Além do papel ser um material que provém das nossas árvores, que possuem grande importância e todos sabemos os motivos, ele também nem chega a ser usado corretamente. E digo isso em relação ao seu espaço a ser preenchido. Um exemplo são os documentos impressos em somente um lado da folha.
Todavia, o interessante de fato seria reduzir ao máximo ou até mesmo erradicar a utilização desse material. E abaixo, trago algumas dicas a respeito:
- Sempre que possível, trocar os arquivos impressos pelos digitais.
- Trocar os blocos de notas físicos por uma lousa ou quadro branco. Ou até mesmo fazer uso de aparelhos eletrônicos como celular e notebook para fazer suas anotações.
- Plante árvores, ou pelo menos cuide das que estão próximas a você. Isto já é uma grande contribuição.
Recolha o lixo
Seja qual for o lugar e seja aonde estiver. Inclusive, esta ação poderá influenciar as pessoas a sua volta a fazerem o mesmo. Quanto mais limpo é o ambiente, mais saudável ele é.
Cuide da fauna e da flora
Cuide-os para que possamos garantir não só a saúde dos animais, mas também o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, as plantas garantem a purificação do ar com o processo de fotossíntese. Elas absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio.
Use transporte público
Aqui, objetivamos a redução da emissão dos gases de efeito estufa, gerados principalmente pela queima de combustíveis fósseis.
Desse modo, o transporte público, por ser coletivo, faz com que haja a redução do número de transportes nas ruas todos os dias, consequentemente diminuindo estas emissões.
Contudo, se a maioria das pessoas adotarem pelo menos parte destas dicas e as inserir em suas rotinas, as gerações futuras terão um planeta incrível e eficiente, pois seu crescimento econômico, o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar social estarão em equilíbrio.
LEIA TAMBÉM: Os bovinos contribuem para o aquecimento global?
Pingback: Como economizar água e energia?