Logo ao ouvir por “efeito estufa”, de imediato as pessoas costumam associar a algo ruim e maléfico para nós seres humanos. Mas será que o ideal seria ele não existir?
Em pleno 2024 (ano desta publicação), ainda necessitamos conscientizar a sociedade a respeito da importância da redução da emissão de gases de efeito estufa. Inclusive, a temperatura média da Terra se eleva pouco a pouco todos os anos. E isso é motivo de tragédias que vem acontecendo regularmente, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Ações como por exemplo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), são implementadas. Porém, mesmo fazendo uma diferença positiva inicialmente, ainda não ocasionam toda a mudança necessária, ou que gostaríamos.
Mas voltando ao assunto, entenda abaixo como esse fenômeno funciona.
O que é e como ocorre o Efeito Estufa?
Ele nada mais é do que uma camada presente em volta da Terra, responsável pelo aquecimento da mesma. Gases como o dióxido de carbono e o metano, juntamente com o vapor de água (umidade) presente no ar e no solo, se unem e absorvem parte do calor gerado pelo Sol e formam essa camada na atmosfera. Este, é conhecido como o Efeito Estufa.
Ao contrário do que muitos pensam, ele é importante e necessário, desde que esteja em equilíbrio. No planeta, existe uma gigantesca biodiversidade e isso só ocorre devido a temperatura da Terra, que fica na faixa dos 15°C, em média. Se a mesma está muito acima ou muito abaixo deste valor, isso pode impactar diretamente nos ecossistemas e no equilíbrio do planeta.
Se essa camada não existisse, a Terra seria um local gelado. Estima-se que sua temperatura seria de aproximadamente -17°C. Portanto, sua biodiversidade, ou seja, a quantidade de microrganismos vivos, reduziria drasticamente.
O grande problema é a emissão desenfreada dos gases. Hoje, poderíamos dizer que alguns dos principais contribuintes são os meios de transportes, as indústrias, queimadas, desmatamentos, etc. Isso faz com que a camada retenha mais calor e consequentemente aumente a temperatura, posteriormente ocorrendo diversos problemas ambientais.
Como controlar o Efeito Estufa?
Como entendemos que controlar o Efeito Estufa equivale a reduzir a emissão de gases poluentes, percebemos que para isso acontecer, a sociedade (e com sociedade me refiro ao mundo inteiro) precisa agir de forma conjunta e organizada. Logicamente, isso não é algo que acontece da noite para o dia, pois é um processo que leva tempo e demanda de estratégias.
Contudo, quais seriam estas estratégias? Abaixo listei alguns itens que são essenciais para a ocorrência dessa mudança.
1) Conhecimento e conscientização: esse é o primeiro passo, pois as pessoas precisam entender o mínimo sobre o tema e mudar seus hábitos a respeito. Se todos fizessem o básico, já teríamos um grande avanço.
2) Implantação de leis específicas: como é praticamente impossível 100% das pessoas fazerem sua parte, seria interessante a criação de leis mais rígidas por parte dos governos e/ou municípios. Isto seria mais uma prova à sociedade de que o assunto é de extrema importância.
3) Ações sustentáveis: aqui se inicia as contribuições para com o planeta com o objetivo de reduzir as emissões de carbono. Esse processo começa em casa, executando pequenas ações que em conjunto farão uma grande diferença. Depois, isso parte para o trabalho, onde o contribuinte estuda e aplica estratégias sustentáveis dentro de seu negócio ou empresa. Lembrando que o intuito é fazer com que estas ações se tornem hábitos na vida de cada um.
Conclusão
Contudo, pudemos perceber que a solução para os problemas, em teoria, é relativamente simples. Entretanto, na prática, existem dificuldades por demandar de ações em conjunto, ou seja, da colaboração da maior parte das pessoas.
Dessa forma, o ideal seria focar inicialmente em conhecimento e conscientização, onde posso dizer que é o principal objetivo do Planeta Eficiente, e consequentemente buscar a progressão, para que tenhamos um planeta que de fato funcione e que não traga riscos aos seres vivos.
Pingback: Tragédia no Rio Grande do Sul: resumo e principais motivos - Planeta Eficiente
Pingback: Pequenas ações sustentáveis: tudo se inicia em casa!
Pingback: Instalações e dicas sustentáveis para sua obra
Pingback: As diferenças entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário
Pingback: Causas e consequências do aquecimento global
Pingback: As formas de emissão do metano no Brasil
Pingback: Os bovinos contribuem para o aquecimento global?
Pingback: Como cuidar do nosso planeta?