De forma resumida, sustentabilidade é a capacidade que a Terra tem para suprir as necessidades sem comprometer as futuras gerações. E não somente o globo, mas também países, estados, cidades, bairros e até mesmo a sua residência.
Quando falamos a respeito deste assunto, logo nos vem à cabeça as questões ambientais. Logicamente, este é um pilar essencial, que inclusive é o primeiro que trataremos nesta matéria. Entretanto, o termo pode e abrange outros fatores que também estão interligados com o bem estar da sociedade mundial e com a eficiência do planeta.
Estes fatores estão diretamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no qual buscamos alcançar 17 metas globais. Abaixo listo algumas delas:
- Erradicação da pobreza;
- Saúde e bem estar;
- Água potável e saneamento;
- Educação de qualidade;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Ação contra mudança global do clima;
- Dentre outras.
Para aprender detalhadamente sobre os ODS, clique no link da sigla para ser encaminhado para este conteúdo.
Contudo, entende-se que para que tenhamos um mundo sustentável, não basta somente nos preocuparmos com os fatores ambientais e ecológicos. Portanto, logo abaixo, falarei um pouco sobre os 4 pilares da sustentabilidade e a importância de cada um deles.
Sustentabilidade ambiental
A sustentabilidade ambiental está relacionada com o uso consciente dos nossos recursos naturais, de maneira que cuidemos ao máximo para que as próximas gerações possam tirar proveito, mas obviamente mantendo a mesma precaução.
E como foi dito, você pode iniciar esta cooperação dentro de sua própria casa, fazendo:
- A correta separação do lixo;
- A economia de água e energia;
- Reciclagem;
- Etc.
Inclusive, leia a matéria deste link para aprender de forma mais aprofundada sobre as pequenas ações sustentáveis que estão ao nosso alcance. Após a leitura, estará apto a iniciar sua contribuição.
Sustentabilidade empresarial
Como o seu próprio nome diz, a sustentabilidade empresarial está relacionada às ações sustentáveis adotadas por empresas ou organizações. Ações estas que não necessitam ser algo grandioso, basta ser algo que de fato coopere a favor do assunto. Alguns exemplos que podemos citar são:
- Economia de água e energia no local de trabalho.
- A abdicação do uso do papel, dando preferência às opções digitais.
- Dar preferência aos reciclados.
- Buscar fazer com que o processo de produção do seu produto seja o mais sustentável possível (caso venda produto).
- Buscar fazer com que o processo de execução do seu serviço esteja em concordância com as questões sustentáveis (caso venda serviço).
- Etc.
Como Engenheiro Civil, posso citar um exemplo que exerço no meu escritório. Trabalhamos com a elaboração de projetos residenciais e a cada quantidade executada e que posteriormente será impressa e encaminhada para a obra, fazemos o plantio de uma muda de árvore.
Entretanto, como já deve ter percebido, você não precisa ser um empresário ou ter o próprio negócio para contribuir em prol do tema. Consuma produtos e serviços de empresas que possuem esta preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas.
Sustentabilidade social
Esta está relacionada com o conjunto de ações sustentáveis que buscam melhorar a qualidade de vida e o bem estar da sociedade. Vale salientar que, com este objetivo, temos algumas ações presentes dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Considerando o mínimo do mínimo, as pessoas devem e têm direito ao acesso de serviços básicos, como saúde e educação. Além disso, a redução das desigualdades é algo que pode impactar significativamente, pois reduz a violência e contribui para um crescimento econômico mais sólido.
Sustentabilidade econômica
Para esse último pilar, a grande dificuldade é fazer com que haja uma combinação entre o processo de desenvolvimento econômico com as práticas sustentáveis que devem ser realizadas para que o mesmo ocorra.
O principal objetivo desta sustentabilidade é a distribuição de renda de forma igualitária, adotando formas que preservem os recursos naturais para as gerações próximas.