Como reaproveitar água e fazer uso sustentável?

Para que consigamos melhorar a eficiência do planeta, fazer o reaproveitamento de águas é algo essencial, tendo em vista que a mesma é um importante recurso natural e considerado como renovável pela ação das chuvas. Entretanto, isso não significa que não devemos zelar desse bem, e sim preservar ao máximo para que tirem proveito as futuras gerações.

como reaproveitar água e fazer uso sustentável?

Como já dito em uma ou mais matérias deste site, de toda a água presente na Terra, e isso equivale a aproximadamente 70% do nosso planeta, somente 3% é do tipo doce. Porém, destes 3%, 2% estão presentes nas geleiras em estado sólido. Portanto, somente 1% nos está disponível para o consumo e este é o motivo da importância dos cuidados para com a mesma.

Portanto, além de você fazer a sua parte exercendo pequenas ações sustentáveis todos os dias, seria de grande ajuda transmitir tais conhecimentos ao próximo para que o mesmo tome consciência desta necessidade e também passe a cooperar. Podemos fazer disso um ciclo vicioso a favor do planeta e por consequência para os seres vivos. 

Logo abaixo, trataremos sobre algumas formas de aproveitar ou reaproveitar águas, de maneira que a gente possa economizar e garantir uma grande vida útil a este poderoso recurso natural.

Formas de reaproveitamento

1º Águas cinzas: consiste no reaproveitamento de águas de chuveiros, lavatórios, bebedouros e provenientes da lavagem de roupas. A mesma será reutilizada SOMENTE para fins não potáveis, como descarga de bacias, lavagens em geral, molhagem de jardins, etc.

Além disso, após alguns processos de filtragem, bombearemos essa água para uma caixa na cobertura, onde por gravidade faremos a alimentação para os pontos específicos do local. Essa opção de reaproveitamento pode gerar grande economia pelo fato de a descarga ser um dos itens que mais consomem água numa residência convencional.

Contudo, sua desvantagem é que será necessária a presença de um profissional responsável com experiência, seja ele pedreiro ou encanador, para fazer as devidas instalações. Sem contar que tudo tem que estar de acordo com as normas vigentes.

2º Águas pluviais: o sistema capta a água da chuva através das calhas e a transporta até uma cisterna. Após passar por um processo de filtragem, essa água será reutilizada em diversas possibilidades.

E ainda, uma bomba poderá enviar essa água para uma caixa na cobertura, onde, por gravidade, alimentará bacias sanitárias e torneiras de jardim.

Formas de uso sustentável

1º Aferição das torneiras: a depender do tamanho da sua residência, isto será algo fácil de ser corrigido. Se identificada a existência de algum problema com a torneira, será necessário executar a troca ou fazer o conserto da mesma para evitar grandes desperdícios. Inclusive, também é preciso verificar se as tubulações não possuem nenhum tipo de fissura ou algum tipo de vazamento pelo encaixe das conexões. Tudo isso pode acarretar em prejuízos.

2º Fechamento de torneiras: seja para escovar os dentes, seja para lavar as louças…

Para que possamos economizar água ao máximo, é de grande importância termos estes cuidados. Ambas devem ser abertas somente durante o enxágue e devemos fechá-las após a finalização.

3º Utilização do chuveiro: levando em consideração o tópico anterior, a maneira corretar de se usar o chuveiro parte do mesmo princípio. Registro aberto somente durante o enxágue. Além disso, vale mencionar que o tempo de banho também influencia nesse quesito, logicamente.

4º Lavagem do carro: ao invés de utilizar mangueiras, como a maioria das pessoas fazem, o mais interessante é fazer uso de balde. Dessa forma, haverá mais controle e menos gasto durante sua lavagem. Aliás, o mesmo vale para a lavagem de quintal ou qualquer tipo de área externa.

Entretanto, podemos usar torneiras com esguicho, pois possuem o sistema de fechamento que anula a necessidade de desligar a torneira.

Estas foram algumas das diversas possibilidades que temos de economizar e reaproveitar água. Fazendo a correta utilização desse recurso, cooperamos com o planeta Terra e consequentemente com a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima